Evolução telescópica

 

Q uase 20 anos separam o telescópio Spitzer e o James Web. O telescópio espacial Spitzer (Space Infrared Telescope Facility) foi lançado ao espaço a 25 de agosto de 2003 e abandonaram a sua exploração no dia 30 de janeiro de 2020. O telescópio espacial James Webb, fruto da parceria da NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial do Canadá, entrará em exploração a meados de julho, próximo, e esteve em desenvolvimento durante 30 anos. A foto mostra as potencialidades do James Webb comparando o produto final de dois telescópios de gerações diferentes sobre a mesma área do universo.

O James Webb vai captar a ténue luz de corpos celestes distantes jamais alcançados, focando-se sobretudo na luz de há 13.500 milhões de anos, quando o Universo era bastante jovem (estima-se que tenha 13.800 milhões de anos) de modo a comprovar algumas teorias ou até lançar outras. Projeta-se que o James Webb tenha uma esperança de vida mais curta (cinco a dez anos) do que o Spitzer ou Hubble porque estará muito longe para ser reparado (1,5 milhões de quilómetros da Terra).

O telescópio espacial James Webb custou, aproximadamente, 8.800 milhões de euros e o espelho, banhado a ouro, é o maior já lançado para o espaço. Pelas primeiras experiências e calibrações está a superar as expectativas. Novos conhecimentos a caminho.